Parto verde depende da escolha do hospital

Escolher o hospital adequado para o parto é a principal atitude da futura mamãe ecologicamente correta nessa etapa.

O local deve ter preocupações com cuidados básicos ao ambiente, como dar o destino correto aos dejetos da cirurgia, por exemplo. Segundo o ginecologista e obstetra Marcos Wengrover Rosa, a mãe do bebê verde deve se sentir tranqüila nesse sentido.

Quanto aos produtos químicos, os médicos reconhecem que não há como fugir deles. Ainda assim, é preciso estar antenado aos detalhes que fazem toda a diferença. Alguns blocos cirúrgicos do Estado utilizam fibras descartáveis para cobrir as pacientes, o que Rosa considera mais poluidor:

- Apesar de o processo de lavagem do tecido de algodão também gerar poluição, ele continua sendo o mais indicado quando pensamos pelo lado ecológico - avalia o médico.

O livro Raising Baby Green, de Alan Greene, que inspira a série Bebê Verde, sugere um roteiro de visitas a hospitais durante a gravidez. Esta é a única forma para ter uma visão verdadeira da cultura e das atitudes da instituição.

DICAS
Para ser uma boa mãe natureza:
  • Visite os hospitais onde pretende ganhar seu bebê. Você pode descobrir muito sobre um local ficando algum tempo na sala de espera;
  • Lembre-se de que um local verde é aquele que utiliza a menor quantidade de intervenções químicas;
  • Conheça a política de reciclagem e gerenciamento de produtos do hospital.

Fonte: Zero Hora - 28/02/2008 (c/ pequenas modificações do ÂNCORArte)

Nenhum comentário: