Design ecológico para sua cozinha

Um dos cômodos mais freqüentados da casa, a cozinha pode servir para ensinar valiosas lições para seu bebê e a todos os outros membros da família.

Segundo o livro que inspira a série Bebê Verde, Raising Baby Green, de Alan Greene, os esforços para que seu filho cresça com consciência ecológica ganham força e têm impacto imediato no local. Isso porque é ali que ele irá associar os cheiros, os gostos e as imagens tão influentes na educação.

Além da alimentação mais natural, há outras formas criativas de ser ecologicamente correto em meio a fogão, geladeira e pia. Aí entra o design.

O arquiteto Rogério Pandolfo, que tem escritório em Porto Alegre, aplica esses princípios dentro de casa. Na cozinha, uma geladeira que parou de funcionar virou armário. Um móvel velho, comprado em um antiquário, contrasta com o branco das paredes. E um par de chinelos se transformou em porta-revistas.

Ou seja, se você estiver planejando ou reformando sua cozinha, não valorize tanto o novo - a produção de móveis gera queima, corte de árvores e emissão de gases poluentes. Confira a dica do profissional:

  • Utilizo a geladeira antiga como armário pois seu gás polui muito. Mas nem por isto a coloquei fora, mas adaptei-a para um novo uso.
Fonte: Zero Hora - 24/04/2008 (c/ pequenas modificações do ÂNCORArte)

Nenhum comentário: