CUIDANDO da água


Existe muita água no planeta. Algo em torno de 97% é água salgada, 3% é doce. Destes 3%, 99% apresenta-se congelada nos pólos ou em rios subterrâneos, o que dificulta, e muito, a sua utilização.

Desse pequeno percentual disponível, cada ser humano vivo no planeta - estima-se 6,6 bilhões em 2007, fora a fauna e flora - vai precisar de aproximadamente 70% para a manutenção corporal.

Também utilizamos água para outras finalidades:

Doméstica: bebida, alimentação, higiene, lavagens diversas, irrigações, criações de animais, etc.
Pública: escolas, hospitais, estabelecimentos diversos, irrigações, lavagens, fontes, chafarizes, no combate a incêndios, etc.
Industrial: matéria-prima, refrigeração, lavagem, fabricação de vapor, etc.
Comercial: escritórios, armazéns, oficinas, restaurantes, lanchonetes, bares, etc.

Tudo isso depende dos recursos hídricos (não contaminados), da distribuição urbana e sua interferência com poluições de diversos tipos, do controle de emissão de resíduos pelas empresas nos rios e lagos, do destino do lixo urbano, do controle da degradação dos ecossistemas, etc.

Mas principalmente da ação humana inconsciente de sua interação com o planeta. O aquecimento global, o buraco da camada de ozônio, o derretimento das calotas polares e aquele papel de bala que muitos ainda jogam no esgoto, são exemplos de conseqüências que acabam por abalar o equilíbrio natural do planeta.

Já tivemos notícias por todo o Brasil, de racionamentos, rebaixamento do nível de rios, diminuição significativa de taxas pluviométricas regionais, o que mais é preciso para avisar as populações que se não pouparmos, vai faltar?

3 comentários:

amanda lima giacomelli disse...

as pessoas tem que ter consiência do que vai acontecer no futuro!!!
por isso elas devem economizar a água.
e esse site é muito bacana,quem sabe as pessoas não fiquem conciêntes!!!

duda S. disse...

as pessoas são muito burras!!!
não sabem que deva economizar???
para que fazer desperdisio?
quando algém tiver morrendo, aí eu quero ver!!
são todas problematicas e sem amor a vida!!
elas tem que se ligar mais sobre o que pode acontecer ♥

Anônimo disse...

as pessoas nao tem conciencia do que pode acontecer amanhã...entao disperdiciam agua como se nao fossewm precisar dela no futuro!!!