CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Por quê? Para quê? Aliás, o que é ecologia mesmo?

São perguntas que estão o tempo todo na mídia, como não saber (...) Em verdade sabemos responder, com algum conhecimento, muitas dessas perguntas. FALTA AÇÃO, estamos esgotando aos poucos o ambiente que nos propicia a vida. Alguém vai dizer: "Grande novidade!". Então fica a pergunta: "Quantos de nós estão trabalhando na prevenção?"

Estamos esperando o quê? Faltar água nos aqüíferos nacionais? A contaminação do solo pelos lixões nos próximos anos? A poluição sonora fazer danos irreversíveis? A poluição do ar chegar a níveis insuportáveis? A camada de ozônio permitir que os raios solares destruam nossas células? (...)

Pois é, a tal da consciência ecológica é um pedido de envolvimento da nossa parte na sobrevivência da natureza. Ela clama, hoje, por pequenas ações (no futuro pode exigir muito mais). Se as indústrias já buscam novas fontes de matéria-prima renováveis, se muitos já perceberam a necessidade de termos mais reservas florestais, menos desmatamento, mais tratamento de água, menos despejo de resíduos nos rios, menos gasto de energia elétrica, menos gasto de água... Então, por que nós, reles trabalhadores assalariados, ou não, como cidadãos, não podemos fazer aquilo que está ao nosso alcance?

Por exemplo: todos os dias são geradas toneladas de diversos tipos de lixo (caseiro, orgânico e inorgânico, hospitalar, industrial... ); a população não questiona a origem de quase nada que chega as suas mãos pelo consumo, apenas compra, usa e joga fora, seja na lixeira, no valão ou na calçada.

A maioria entende que lixo é tudo aquilo que está estragado ou não interessa mais. Em um novo conceito (RECICLADO) o "lixo" merece ser estudado, e seu destino ou sua reutilização são de suma importância nos dias de hoje, pois na nossa maravilhosa desorganização social já não sabemos aonde despejar tanta coisa ou de onde tirar as "inesgotáveis" matérias-primas para a indústria do consumo. Além disso para os artesões, usinas de reciclagem, catadores, prefeituras e para aqueles que tem consciência de tudo isso, reformular os velhos hábitos é de vital importância quanto ao destino do lixo nosso de cada dia.

Nenhum comentário: