Captação de água da chuva

A captação de água da chuva pode ser uma boa solução para aqueles gastos como lavar o chão, o carro, dar descarga, etc. É imprópria para consumo, pois recebe a contaminação do telhado, mas é de vital importância naqueles dias de verão quando a sua cidade faz o tão temido racionamento. Já a cisterna, bem construída, pode armazenar água potável por um bom período de tempo, procure na internet existem várias soluções desse tipo, há inclusive empresas especializadas no assunto de captação como solução ecológica, procure!

Em São Paulo, moradores montaram um esquema em que a água do teto é direcionada para um reservatório onde recebe um pequeno tratamento (cloro) e daí esta água se encaminha para a caixa do vaso sanitário, outro grande condomínio, também em São Paulo, utiliza para regar as plantas e lavar as calçadas.

OBS.: as cisternas datam do século 6, e tinham capacidade para 80 mil metros cúbicos em cidades como Constantinopla. Se funcionou no passado, e de lá trouxemos aprendizados para as comodidades atuais, é chegada a hora de não supervalorizarmos os comodismos, mas sim significarmos a sustentabilidade tão necessária a vida moderna.

Veja um exemplo na página do
Faça você mesmo -> REAPROVEITAMENTO -> Água da chuva

Nenhum comentário: