Banheiro verde para o bebê

Cenário de brincadeiras do bebê e lar dos patinhos de borracha, o banheiro é um dos cômodos da casa onde pequenas mudanças podem fazer diferença para a mamãe verde. Atitudes como reduzir o tempo no banho, fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou diminuir o número de descargas podem economizar muitos litros de água e servir como exemplo para as crianças.

Outra medida é diminuir o número de artigos de higiene e beleza utilizados, segundo o livro Raising Baby Green, do americano Alan Greene. Confira mais dicas do pediatra Luciano Vitola, do Hospital da Criança Santo Antônio:

Dicas

  • Para evitar o desperdício de água nos meses mais quentes, meia banheira é mais do que suficiente para o banho. O bebê pode ficar sentado enquanto os pais o molham com a mão.
  • Não há necessidade de sabonetes cheirosos ou anti-sépticos. Sabão de glicerina ou de coco (os mesmos usados para lavar roupas) são ideais para fazer a higiene do bebê, por não possuírem produtos químicos.
  • Não há necessidade de abusar do uso de cremes e loções contra assaduras, aplicando apenas uma pequena quantidade a cada troca de fraldas. As mamães verdes ao redor do mundo estão adotando um novo formato de fraldas de pano, mais práticas para lavar.
  • O bebê verde não usa talco. Além de antiecológico, pode causar problemas respiratórios.
  • Reduza o tamanho do enxoval. Além de crescerem rápido, os bebês não sujam muito as roupas.

Fonte: Zero Hora - 26/06/2008 (c/ breves modificações do ÂNCORArte)


Nenhum comentário: