CUIDANDO do lixo

No dicionário Aurélio Século XXI, o vocábulo pode significar:

1. Aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua, e se joga fora; entulho.
2. Tudo o que não presta e se joga fora.
3. Sujidade, sujeira, imundície.
4. Coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor.
5. Resíduos que resultam de atividades domésticas, industriais, comerciais, etc.
6. Fig. V. ralé (1).

Existe um pré-conceito nesta palavra. Só que hoje em dia urge que o substituamos por uma nova consciência de mundo. O lixo produzido pelos nossos costumes é descartado e não é reintegrado a natureza, aliás fazemos isso com quase tudo que "não gostamos" na vida ...

O que precisa ser mudado é exatamento isso. Não importa se gostamos ou não, o planeta não é de um único indivíduo, não é só dos seres humanos, há uma integração, um coletivo que clama por uma organização, apenas isso.

O lixo continuará a ser um descarte, o que muda é a idéia de que ele não é algo que alguém (que não eu!) deve dar um jeito. Todo lixo é resultado de um processo de vida útil, mesmo o orgânico, há o que pode ser reciclado e o que pode ser reutilizado, seja pela própria natureza ou pelo homem.

É racional que a sociedade dê um destino adequado a todo descarte das realizações humanas. O "lixo" vai sempre existir, o que pode mudar é a visão que temos de sua existência em nossas vidas. Ajude o planeta a sobreviver, conscientize-se disso.

Nenhum comentário: